O que a acessibilidade tem a ver com SEO?


Um assunto muito comum de ser discutido, principalmente para quem está envolvido no mundo dos blogs, é a acessibilidade e sua importância para os bons resultados, tanto em termos de SEO quanto de conversão. Quando falamos que um site é acessível, normalmente, nos referimos a estar 100% do tempo online. Porém, o que poucos sabem é que a acessibilidade é muito mais do que manter o site no ar. Acessibilidade significa, em sua essência, tornar o site disponível para todas as pessoas, tenham elas algum tipo de necessidade especial ou não.

De acordo com o site Acesso Brasil, referência no assunto e parceiro do Governo Federal, acessibilidade significa dar a qualquer pessoa a oportunidade de acessar tanto a rede de informações quanto eliminar qualquer tipo de barreira que possa existir, seja ela arquitetônica, de disponibilidade de comunicação, de acesso físico, de equipamentos e programas adequados, de conteúdo e apresentação da informação em formatos alternativos. Um site perfeitamente acessível garante que qualquer pessoa que o visite possa interpretar as informações nele contidas.

Trazendo para o nosso mundo, ter um site acessível significa maximizar o número de visitas, aumentar o tempo de permanência no site, diminuir a taxa de saída, diminuir a taxa de rejeição e ficar mais bem posicionado no Google. Mas, ficar mais bem posicionado no Google? O que uma coisa tem a ver com a outra? A questão é que o Google é o primeiro a se preocupar com a experiência do usuário, e acessibilidade tem tudo a ver com isso. Imagine comigo, se um site é 100% acessível e outro é 50%, qual será a preferência do Google? Qual site ficará melhor posicionado se não considerarmos outros fatores de rankeamento? Com certeza, o site mais acessível.



Comments